Minicursos Aceitos


Minicurso 1

Título: Análise de Sentimentos utilizando Técnicas de Classificação Multiclasse
Autores: Alexandre C. Lunardi, José Viterbo e Flávia Bernardini (UFF)
Horário: Terça-feira (17/5) das 14:00 às 16:00 e das 16:30 às 18:30
Resumo: Com o advento da Web 2.0, encontrar opiniões sobre produtos, negócios, serviços, organizações e sobre tantos outros domínios é algo comum na web. Essas opiniões podem ser encontradas em redes sociais, blogs especializados e em sites e-commerce que disponibilizam ferramentas para que um usuário possa avaliar um item. Essas opiniões podem ser de grande utilidade em sistemas de recomendação, informando se um produto é recomendado ou não por meio das avaliações existentes na web. Este tipo de análise é conhecida como classificação binária. Além da classificação binária, outras formas podem incluir a avaliação de escalas, problema conhecido como classificação multiclasse. Um exemplo deste tipo de classificação é a inferência de ratings. Esse minicurso tem o intuito de introduzir o processo de análise de sentimentos utilizando técnicas de extração de características, executando as fases de pré-processamento textual, seleção de características, vetorização e, por fim, o aprendizado de máquina, a fim de inferir se uma opinião é positiva ou negativa (classificação binária) ou inferir um rating (classificação multiclasse).

Minicurso 2

Título: Keep Calm and Visualize your Data: Minicurso de Visualização de Dados
Autores: Fernanda Ribeiro (UFRJ), Bárbara Caetano (UNIFEI,UFRJ), Melise Paula (UNIFEI), Guilherme Xavier (UNIFEI) e Rafael Oliveria (UNIFEI)
Horário: Quarta-feira (18/5) das 18:30 às 22:30
Resumo: Nos últimos anos, os Sistemas de Informação têm sido marcados pelo excesso de dados disponíveis aos usuários. Técnicas de Visualização de Informação são comumente empregadas para facilitar a análise e o entendimento dos dados. Contudo, a constante evolução da tecnologia cria diferentes oportunidades de representação dos dados, o que pode dificultar a elaboração de visualizações realmente úteis que sejam compatíveis com o propósito da análise. Na literatura, é possível encontrar diferentes recomendações e metodologias para elaboração de visualizações. Porém, é muito comum encontrar sistemas nos quais a informação não é apresentada de forma adequada dificultando a criação do conhecimento. Desta forma, a proposta deste minicurso é apresentar uma abordagem prática que concilia a literatura em visualização de informação e os diversos recursos disponíveis, na construção de representações gráficas de dados que sejam facilitadoras para o processo decisório e a disseminação do conhecimento.

Minicurso 3

Título: Modelos de Negócios Inovadores na Era da Computação em Nuvem
Autores: Ricardo Basista Rodrigues, Carlo M. R. da Silva, Vinícius C. Garcia e Sílvio R. L. Meira (UFPE)
Horário: Quinta-feira (19/5) das 18:30 às 22:30
Resumo: Modelos de negócios são poucos compreendidos em nossa geração. A imagem inicial é de algo complexo e trabalhos, visto por muitos como desnecessário. Ao mesmo tempo, os modelos de negócios se tornaram uma ferramenta fundamental para empreendedores. Com a evolução tecnológica, surgiram diversos negócios baseado na Internet, parte desses negócios estão ou são baseados em nuvem. Para novos empreendedores que pretendem inovar o mercado tecnológico se tornou essencial estar envolvido com a tecnologia da computação em nuvem. Este minicurso reune uma série de conceitos, tais como: Computação em Nuvem, Lean Startup, Modelo de Negócio Canvas e Customer Development, além de uma série de estratégias que podem ajudar o empreendedor a criar um Produto Mínimo Viável (MVP) de seu negócio, de modo a maximizar as chances de sucesso em um negócio inovador.
Este minicurso tem como objetivo, apresentar modelos de negócios baseados em nuvem, a fim de prover meios e conhecimento para os participantes produzirem o seu modelo de negocio inovador. Os participantes conhecerão ainda, como e onde incubar e acelerar seu negócio, onde encontrar investidores, além de casos reais de modelos de negócio de sucesso e de fracassos (o caminho a não ser seguido) e como a computação em nuvem foi fundamental para os seus resultados.

Minicurso 4

Título: Sistemas LBS, Internet das Coisas e Computação Vestível: Usando a Computação Sensível ao Contexto para Desenvolver as Aplicações do Séc. XXI
Autor: Márcio de Sá (UFG)
Horário: Sexta-feira (20/5) das 14:00 às 16:00 e das 16:30 às 18:30
Resumo: O objetivo principal deste minicurso é apresentar aos participantes uma visão geral sobre a Computação Móvel, Computação Sensível ao Contexto e Computação Ubíqua/Pervasiva, especialmente dos Sistemas Baseados em Localização (LBS), bem como a união entre estas importantes áreas da Computação, ilustrando ainda suas potencialidades, problemas e desafios a serem superados para que se tornem populares e atinjam, de fato, o usuário final de forma mais eficiente.
Espera-se que o embasamento teórico, conseguido através da visão geral sobre a Computação Móvel e Computação Sensível ao Contexto (suas definições, aplicações, ambientes de desenvolvimento e arquiteturas de middleware) aliado ao exemplo prático de construção de uma aplicação-exemplo real, motive o aparecimento de novos pesquisadores (através de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado), possibilitando explorarem as diferentes possibilidades de aplicação da sensibilidade ao contexto e investigarem alguns desafios que ainda precisam ser tratados para que a computação móvel sensível ao contexto (especialmente os Sistemas Baseados em Localização) seja, de fato, popularizada e possa ser utilizada por usuários finais em seus cotidianos.