SBSI 2016: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação


O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação), em cooperação com a ACM (Association for Computing Machinery) e filiado à AIS (Association for Information Systems). O SBSI é voltado à apresentação de trabalhos científicos e à discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários que atuam na área.

Os Sistemas de Informação são estratégicos para as organizações contemporâneas uma vez que automatizam processos de negócios e propiciam uma vantagem competitiva por possibilitar análise de cenários, apoio aos processos de decisão, além da definição e implementação de novas estratégias organizacionais. No entanto, a incorporação dos Sistemas de Informação nas organizações demanda pesquisas voltadas para os aspectos conceituais e para a sua aplicação nos contextos organizacionais. A pesquisa na área de Sistemas de Informação combina aspectos multidisciplinares, envolvendo computação, matemática, ciência da informação, administração, gestão e comportamento organizacional. A aplicação dos diversos domínios de conhecimento na busca por soluções envolvendo os Sistemas de Informação é a principal motivação para a realização deste evento.

Ao longo de mais de uma década de realização, o SBSI firmou-se no cenário nacional como o mais importante evento na área de Sistemas de Informação, congregando grande parte da comunidade nacional com interesse na área. Sua programação é bastante diversificada, incluindo sessões técnicas, palestras, minicursos e workshops.

A 12ª edição do Simpósio será realizada de 17 a 20 de maio de 2016 em Florianópolis, Santa Catarina. A organização do evento está sob a responsabilidade do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Tema do Evento: Sistemas de Informação na Era da Computação em Nuvem

Computação em nuvem é um paradigma de utilização e desenvolvimento de sistemas baseado no provimento de serviços sob demanda e com pagamento de acordo com o uso, considerando desde um usuário final que hospeda seus documentos pessoais na Internet até organizações que terceirizam toda a infraestrutura de tecnologia da informação. A computação em nuvem é uma tecnologia emergente e com diversas características interessantes, como elasticidade na utilização de recursos, escalabilidade na manipulação de dados e redução no tempo do desenvolvimento de sistemas computacionais.

Por ser uma tendência atual e crescente em termos de utilização e desenvolvimento de soluções informatizadas, esta edição do evento enfatiza o tema “Sistemas de Informação na Era da Computação em Nuvem”, discutindo desde aspectos técnicos de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação na nuvem até aspectos gerenciais e estratégicos das organizações que optam pelo uso dessa tecnologia.