WICSI 2016 – III Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação

Evento integrante do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2016)

Florianópolis, SC – 17 a 20 de Maio de 2016

Datas importantes

Submissão de artigos até: 14/03/2016 25/03/2016
Divulgação dos resultados: 04/04/2016 08/04/2016
Submissão da versão final: 13/04/2016

Apresentação

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento voltado à apresentação de trabalhos científicos e à discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários que atuam na área. O programa do Simpósio inclui sessões técnicas, palestras convidadas, minicursos, painéis e workshops.

O Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI) é um evento nacional que visa a divulgação de resultados de trabalhos de pesquisa em nível de Graduação na área de Sistemas de Informação (SI). O objetivo do WICSI é incentivar o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica e, para tanto, busca estimular a comunidade de SI a apresentar seus trabalhos nos vários tópicos de interesses do SBSI.

Os estudantes de graduação estão convidados a submeter seus trabalhos incluindo propostas e resultados parciais de suas pesquisas tecnológicas e científicas na área de SI. Projetos de iniciação científica que foram concluídos em 2015 podem ser submetidos, mesmo que o aluno tenha se formado no segundo semestre de 2015. Os artigos serão revisados pelo Comitê de Programa do WICSI e os artigos selecionados serão apresentados no Workshop.

O público alvo do WICSI são alunos de graduação e orientadores (professores ou alunos de pós-graduação) que desejem apresentar seus trabalhos e projetos de pesquisa em andamento ou recém-concluídos. A audiência deste workshop terá a oportunidade de participar de um importante fórum dedicado à apresentação e discussão de pesquisas realizadas por estudantes de graduação na área de SI. A meta é estimular a integração de estudantes de graduação com membros da academia e da indústria, além de dar visibilidade aos potenciais pesquisadores e profissionais junto à comunidade acadêmica e iniciativa privada.

Instruções para Submissão ao WICSI 2016

Os artigos submetidos ao WICSI 2016 são limitados a 4 páginas, incluindo figuras, referências, etc.. Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Os artigos podem ser escritos em Português (nesse caso, deve ser incluído o Abstract em inglês, além do Resumo) ou Inglês, e devem estar em formato PDF.
  • O formato do obrigatório é o Modelo para Publicação de Artigos da ACM – ACM SIG Proceedings Templates (http://www.acm.org/publications/proceedings-template).
  • O artigo deve indicar, de forma clara, a natureza da contribuição e os problemas, domínios ou ambientes em que se aplicam. Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia de Pesquisa, Resultados e Conclusão.
  • Os orientadores e co-orientadores também devem ser autores do artigo.
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double-blind review) e qualquer proposta será analisada no mínimo por dois revisores. Assim, TODA e qualquer referência que identifique a proveniência do artigo devem ser removidas da versão de submissão (tais como nome dos autores, nome de projetos, de ferramentas e citações de artigos identificam os autores) e devem ser substituídas por “removed for double-blind review”. Estas informações deverão ser incluídas na versão final, caso o artigo seja aceito.
  • As submissões devem ser feitas pelo sistema JEMS através do link https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2449 (“SBSI 2016 – WICSI “). Serão desconsideradas as submissões em formato diferente do PDF e aquelas que excederam o número máximo de páginas ou que violem as instruções de formatação.

Condições para publicação dos trabalhos aceitos nos anais

Os artigos aceitos serão publicados em seção específica dos anais do SBSI 2016, condicionados à inscrição de, pelo menos, um dos autores do trabalho (preferencialmente o aluno). É necessária uma inscrição diferente para cada artigo aceito no SBSI e Workshops associados, sendo que a inscrição no caso do WICSI pode ser na categoria estudante. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados durante o workshop, por meio de apresentação oral e/ou pôster.

Coordenação do WICSI 2016

Roberto Willrich (UFSC)
Vinicius Sebba Patto (UFG)